Meituan Dianping: o reino de US$ 97.53 bilhões da entrega

Updated: Jun 6, 2020

Meituan Dianping é uma gigante chinesa especializada em reservas e entrega de produtos. Talvez você nunca tenha ouvido falar da companhia, já que o serviço não está disponível no Brasil, mas na Ásia, ela reina com o apoio da Tencent.


Se você não conhece os serviços da Meituan Dianping, pense na fusão do Groupon, iFood e Sympla, um marketplace gigantesco de reservas e entregas. Através do app da empresa, é possível realizar reservas de hotéis, comprar ingressos de cinemas, teatros e shows e pedir delivery de comida e praticamente qualquer outro produtos.


A empresa responsável pela movimentação de 27,7 bilhões de transações, no valor de US$ 33,8 bilhões no primeiro semestre de 2018. E entre 2015 e 2017, ela teve um impressionante crescimento de receita de 744%.


Em 2019, a Meituan Dianping foi eleita a empresa mais inovadora do mundo, pelo ranking anual da Fast Company, que conta com concorrentes como Apple, Disney, Twitch, Shopify e outras. Na “coroação”, a Fast Company ressalta o papel que a Meituan Dianping tem na conexão entre usuários finais e empresas locais através de um sistema sofisticado que torna essa relação cada vez mais simples. Mas o que faz a Meituan Dianping tão inovadora frente suas concorrentes do ramo da entrega?



A História da Gigante Meituan Dianping


A empresa, criada em 2010 pelo empresário Wang Xing, é resultado de uma fusão entre duas empresas, a Meituan e a Dianping. Antes da fusão, a Meituan focava na indústria de delivery de comida, enquanto que a Dianping focava no desenvolvimento de análises e gestão de reviews de restaurantes.


Quando a fusão foi concluída, o Alibaba - que apoiava a Meituan vendeu todas as suas ações e criou um novo app, o Ele.me. Nesse momento, elas também adotaram uma estratégia de gestão local, focada na recomendação de serviços com base em sua geolocalização.




Atualmente, alimentação continua sendo o carro forte da companhia, mas através de um base de dados gigantesca de usuários de alta frequência, a empresa busca personalizar ofertas para impulsionar outros serviços de baixa frequência que estão perto dos estabelecimentos de comida favorito de seus usuários.


A empresa oferece aos usuários quatro aplicativos, separados por funções e mercados. Meituan Waimai é o braço focada em delivery de comida. Maoyan foca em venda e reserva de tickets e ingressos. Dazhong Dianping gerencia os sistemas de reviews e de coupons de todas as unidades e o Meituan é responsável por sistema de descontos e gestão de promoções para grupos.


Inovações Meituan Dianping


Venda Cruzada

A ideia básica do modelo de negócio da Meituan é a venda cruzada, com foco no fortalecimento local. A Meituan percebeu que uma parcela significativa dos jovens chineses não cozinhavam, mas que também não queriam sair todos os dias para comer. A melhor solução seria que eles pudessem comer dentro de casa a comida feita por outros. Mas o custo da logística dessa entrega tornava inviável pedidos frequentes. A Meituan começou então a subsidiar a compra, com cupons de desconto e ofertas. A ideia por trás disso era capitalizar essa base, criando mercados que usualmente aconteciam só offline, como cabelereiros. Conhecendo o hábito do consumidor e sua localização, a DIanping poderia oferecer uma venda cruzada personalizada à uma base já engajada.

Smart Dispatch

O sistema Smart Dispatch da Meituan, lançado em 2015, é responsável pela gestão eficiente de seus 600 mil motociclistas. Como muitos pedidos são feito a cada minuto, o sistema designa qual entregador será responsável por quais entregas e em que ordem elas serão feitas. O Smart Dispatch calcula 2,9 bilhões de planos de rota a cada hora, buscando otimizar a capacidade de seus entregadores. Seria impossível ter a eficiência comportada hoje se as rotas fossem calculadas por humanos. Desde o lançamento, o Smart Dispatch foi responsável pela redução do tempo de entrega em 30%.



Sistema de Avaliação e as soluções de Marketing Meituan Dianping

O ecossistema de estabelecimentos e clientes ativos da empresa somado ao seu sistema de avaliação dá a Meituan uma base de dados com mais de 4 bilhões de comentários e análises, além de milhões de fotos e vídeos criados pelos usuários do aplicativo. Através da arte de gestão desses dados, a Meituan oferece soluções de marketing, ERP, mecanismos de pesquisa, promoção de imagens, anúncios e sistemas de pagamentos para que os gestores dos estabelecimentos cadastrados possam melhorar seus negócios.


Inteligencia Coletiva

A base ativa da Meituan Dianping talvez seja a chave do sucesso da companhia. Através dos conteúdos gerados organicamente pelos seus usuários e parceiros, a companhia consegue funcionar como uma grande biblioteca de informação. Dicas de viagens, sugestão de cosméticos personalizados, reviews sobre atendimentos médicos. Tudo isso pode ser encontrado no app, tornando-um um grande nome da lista dos “Super Apps”.


Xiaodai - AI auto dirigível

A empresa vem trabalhando no Xiaodai, um veículo inteligente capaz de fazer entregar. Utilizando a inteligencia do sistema Smart Dispatch, o robô é capaz de seguir a rota de entrega, entregando alimentos de forma rápida e sem humanos. A iniciativa dos robôs de entrega tem sido uma tendencia seguida por diferentes empresas, um exemplo é a Starship.


O App Maoyan

O Maoyan merece um pouco da nossa atenção. Lançado há 8 anos atrás, ele conseguiu se tornar líder na indústria cinematográfica, não apenas gerindo a venda dos ingressos, como também fornecendo um grande catálogo de críticas de filmes. O serviços conseguiu atingir toda China, atendendo praticamente todas as suas cidades, teatro e cinemas. Mais de 60% desse mercado, mas a empresa ainda não conseguiu gerar lucro.



Conclusão

A arte de gestão dos dados da Meituan Dianping tem feita a empresa se destacar mundialmente, criando reputação junto à aplicativos como WeChat. Ao aplicar mercados locais com um complexo sistema de pesquisa sobre os usuários sobre esses mercados, a empresa consegue melhorar toda ecossistema com rapidez.


O crescimento da empresa impulsiona o crescimento dos negócios locais registrados no aplicativo e por sua vez, o crescimento desses negócios também impulsionam o crescimento da Meituan. É um ecossistema que se fortalece em diferentes lados e através de diferentes setores.


1 view0 comments

Não perca as tendências 

que perturbam a sociedade 

RROMANO

Site
Olá,👋  
vamos conversar? 
Redes Sociais
  • Instagram
  • White LinkedIn Icon
  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon